Sementes vs Rebentos

A reprodução das tillandsias – Sementes vs Rebentos

Outro dia, num dos cantinhos de nossa estufa fui surpreendida por algo que nunca tinha visto acontecer numa de nossas plantas: vi uma capsula de sementes a abrir-se.

Tratava-se de uma Tillandsia Baileyi que comprara há mais de dois anos para a nossa coleção particular e que havia florido.

Na época, depois de contemplar a beleza das suas flores, lá fui eu tentar fazer o trabalho dos colibris e tentei polinizá-la para ver se conseguiríamos as sementes. Será que conseguiria fazer o papel da Mãe Natureza?

Afinal parece que sim, pois somos todos natureza.

E não é que passado quase dois anos, após as flores secarem, que vim a descobrir que a minha polinização (acho eu) havia ocorrido com sucesso?

Foi uma grande satisfação encontrar as sementes expostas.

A reprodução das tillandsias - Sementes vs RebentosSementes de Tillandsia Baileyi

A Paciência é Vital

Muitas pessoas nos perguntam sobre a reprodução das tillandsias, se é fácil ou difícil, se demora, etc.

Se há algo que as tillandsias nos ensinam é a ter paciência. Muitas das variedades das nossas plantas aéreas são capazes de nos contemplar com flores ao longo dos anos, outras nem por isso, podem passar anos sem florir e há ainda aquelas que aqui em Portugal provavelmente nunca irão florir. (Eu penso que a Tectorum é um destes casos. Se tem uma Tectorum em casa a florir contemple-a intensamente e diga-nos por favor).

Por isso a paciência é vital. Esperar 2 anos para as sementes de uma planta aérea amadurecerem e mais alguns para que a sua planta aerea torne-se adulta é algo que pode exigir grande dedicação, atenção e paciência.

O mais impressionante é pensar que daquela pequenina pluma irá surgir algo tão belo.

A reprodução das tillandsias - Sementes vs Rebentos

Há espécies como a Tillandsia Xerográfica, que podem demorar entre 12 a 18 anos para se desenvolver desde a semente até florir.

E as suas tillandsias? Já floriram ou já deram sementes?

Estas plantas aéreas são mesmo incríveis e apaixonantes.

Tillandsia Pohliana – adultaTillandsia Pohliana - A reprodução das tillandsias - Sementes vs Rebentos

 

Temos outros artigos