Plantas Noar - Tillandsias - Plantas aéreas

Os tricomas

O que se passa com a minha planta aérea?

Costumam perguntar-nos porque é que a sua planta aérea está mais esbranquiçada e perdeu um pouco da sua cor. O que é esta substância pouco habitual, branca e peludinha nas folhas da sua Tillandsia?

Não há qualquer motivo para preocupação, porque, de facto, é um dos sinais de uma planta saudável e feliz.

Tricomas - Tillandsia Tectorum

Tricomas da Tillandsia Tectorum Snow (ampliado)

Estes misteriosos pelinhos brancos constituem uma camada de células que absorvem água e nutrientes e que se chamam Tricomas. Estes Tricomas são específicos das plantas aéreas (do Género: Tillandsia) e de outras plantas epífitas que não dependem de um sistema de raízes para a absorção de água e nutrientes. Adicionalmente, ajudam a proteger a planta do sol intenso.

Tricomas

A palavra Tricoma vem do Grego trikhōma, que significa “coberto por pêlo”.

Outra coisa interessante que podemos observar nas plantas aéreas é que existem diferenças visuais na quantidade de tricomas entre plantas diferentes da mesma espécie. Por exemplo, a Ionantha Guatemala que cresce numa elevação relativamente alta e fria na América  Central, apresenta-se muito branca por estar tão coberta por tricomas. A mesma ionantha que cresça numa zona mais húmida e quente terá um aspecto muito diferente, apresentando-se com folhas verdes claras devido a ter uma menor cobertura de tricomas.

tricomas - Plantas Aereas

A regra geral será que, as Tillandsias de ambientes mais solarengos e secos terão mais tricomas visiveis do que uma Tillandsia de um ambiente mais húmido, que vive debaixo da copa de árvores onde estará mais protegida e com mais água ao seu dispôr graças à transpiração das árvores.

Basta ver a diferença das folhas de uma Tillandsia Tectorum e uma Tillandsia Butzii por exemplo.

Agora veja neste vídeo o que acontece aos tricomas quando são molhados.

Esperamos que tenha gostado deste nosso artigo!

Se tiver alguma dúvida de como cuidar da sua planta aérea, visite o nosso blog, onde temos mais alguns artigos com dicas de como cuidar destas maravilhas da natureza que são as tillandsias, ou então envie-nos uma mensagem.

 

Agora já sabe onde pode comprar a sua planta aérea…
Na nossa loja online!
Plantas aéreas em Portugal? É na nossa loja online Plantas No’Ar!

 


 

Temos outros artigos