Plantas Noar - Tillandsias - Plantas aéreas

Cuidando das Tillandsias – O verão e as plantas aéreas

As tillandsias não são plantas muito exigentes, apesar de não precisarem de muito para viver, elas necessitam de condições mínimas.

Se quer ver a sua planta aérea feliz e saudável, deverá proporcionar-lhe pelo menos 3 coisas:

  • Humidade
  • Luz
  • Temperatura amena

É muito interessante observar, que o comentário inicial de algumas pessoas que identificam as plantas aéreas e que se aproximam da nossa banca nos mercados é: “Olha lá as plantas que não precisam de água!”

E nós, sempre que conseguimos, respondemos:

Elas não precisam é de terra. De água precisam sempre.

Infelizmente, para algumas pessoas, a questão da água parece não encaixar e acabamos por depreender que seja pela fama da Tillandsia Aeranthos.

A Tillandsia Aeranthos é uma variedade de planta aérea muito comum na Península Ibérica, também presente nos Açores e na Madeira e que realmente não necessita de grandes cuidados, ou melhor, que sobrevive sem grandes cuidados.

Na verdade, com alguns “mimos”, as Aeranthos ficam mais viçosas e presenteiam-nos com filhotes e flores mais frequentemente.

O verão e as tillandsias

Com a chegada das temperaturas mais altas do verão e com a descida da humidade relativa do ar em algumas zonas do país, as plantas aéreas começam a ressentir-se e podem não resistir aos nossos esquecimentos que são tolerados em épocas de temperatura mais amena.

Lembre-se que para as plantas aéreas de folhas mais verdinhas, como é o caso das Ionanthas ou das Butzii por exemplo, a falta de humidade pode ser muito prejudicial. Se pensarmos numa Tillandsia Argentea então pode ser mesmo fatal.

Se se vai ausentar ou fazer férias neste verão, faça uma rega mais profunda das suas plantas aéreas utilizando o método da imersão. A seguir, faça por baixar o seu metabolismo, colocando-a numa zona mais fresca da casa e onde tenha menos luz.

Cuidando das Tillandsias - O verão está a chegar

Este procedimento “engana” a planta aérea e faz com que ela poupe energia, processando menos açúcar, transpirando menos e consequentemente perdendo menos água.

Isto porém, como já deve ter notado, não são as condições ideais. Só por uns dias não faz mal e a sua plantinha agradece.

Nunca é demais recordar que a regra do borrifar 3 vezes por semana, que costumamos indicar, é genérica.

Observar a suas plantas aéreas e reconhecer os sinais de falta de água é essencial para o bem estar das mesmas.

Cuidando das Tillandsias - O verão está a chegar

Plantas felizes, pessoas felizes!

 

Onde pode comprar plantas aéreas? Na nossa loja online!
Plantas aéreas em Portugal?
Está no lugar certo, é mesmo aqui.

 


 

Temos outros artigos

No'Ar