As plantas aéreas, o calor e a humidade.

As plantas aéreas vivem nos mais diversos estratos na natureza e estão adaptadas a diversos níveis de humidade.

Por este motivo, é difícil estabelecer uma receita geral para todas as tillandsias. A nossa sugestão de rega de duas a três vezes por semana é bastante genérica, porém, cada caso é um caso e consoante a sua casa ou a origem da planta aérea os intervalos de rega devem ser ajustados.

Tillandsias calor e humidadeTillandsia caput medusae submergida em água

Os tipos de folhas

As tillandsias de folha fina e verde, geralmente vivem em climas tropicais e sub-tropicais onde a humidade relativa é muito alta e onde as chuvas são mais frequentes e por este motivo estas plantas aéreas não precisam de acumular água para grandes períodos de seca.

As Tillandsias Bulbosa e Butzii são exemplos de plantas aéreas que vivem em ambientes mais húmidos e por isso quando estão dentro de casa, podem precisar de um pouco mais de água que outras tillandsias.

A barba de velho (Tillandsia usneoides) uma vez dentro de casa, também precisa de mais água do que outras tillandsias.

Quando uma planta aérea tem as folhas prateadas/cinzas como é o caso da Tillandsia xerographica, a silver e da tectorum, elas evaporam muito menos água e toleram maiores intervalos sem rega.

A rega acaba por ser o maior segredo do sucesso de vida das suas tillandsias. Há quem apenas borrife, há quem mergulhe a planta aérea em água, há quem combine as duas técnicas, enfim, não existe uma receita para todas.

Observe a sua planta planta aérea, preste atenção aos sinais que ela dá e divirta-se. Em caso de dúvida, consulte a página da planta no nosso site ou contacte-nos.

Nós em casa, utilizamos as duas maneiras de regar.

O importante é lembrar que num ambiente muito seco, seja verão ou seja inverno, as tillandsias precisam de humidade, por isso ter atenção aos sinais que a sua planta dá é muito importante. No entanto, estas plantas não gostam de estar sempre molhadas, e precisam de secar bem entre as regas.

A recompensa pelo carinho que lhes damos não nos decepciona.

Tillandsia calor e humidadeTillandsia Moonlight em flor (coleção particular)

 

 

Temos outros artigos