Tratamento de beleza

Assim como nós gostamos de cuidar do nosso visual, não faz mal de vez em quando tratar do visual das nossas plantas aéreas (e de outras também).

Com o passar do tempo e conforme a sua tillandsia vai evoluindo, é natural que as folhas mais exteriores comecem a apresentar algumas falhas, ou até mesmo a ficar com um aspecto seco, trata-se o processo natural de envelhecimento das plantas aéreas.

Cuidados com as aéreas - Plantas No'Ar

Por vezes, algumas destas imperfeições podem estar relacionadas com falta ou excesso de água, e neste caso a “secura” será mais generalizada e não só nas folhas mais velhas/exteriores ou nas pontas.

O que fazer então? Posso podar minha tillandsia?

Sim! Desde que feita com moderação, podar uma planta aérea não é problemático.

Nós utilizamos uma tesoura de poda com pontas finas e vamos escolhendo as zonas mais secas e cortamos o mínimo possível. De preferência, faça um corte enviesado, fazendo uma nova ponta, deste modo não se nota tanto o corte.

Existem algumas tillandsias que durante o ano, têm tendência a criar raizes. Geralmente é um bom sinal, de que a sua planta se está a desenvolver bem. Se as pontas das raízes estiverem com uma cor clara ou esverdeada é sinal de que estão vivas e se vão tentar fixar a algo. Se, pelo contrário estiverem com uma cor castanhas e um aspecto quebradiço, estão mortas e podem ser podadas. Há pessoas que não se importam de deixar as raizes crescerem e há quem prefira cortá-las.

Cada caso é um caso. Nós por vezes cortamos por questões estéticas e outras vezes deixamos a raiz crescer.

Cuidados com as aéreas - Plantas No'Ar

Se optar pelo corte, faça o corte com moderação porque uma vez cortada… não há retorno. Como sabe, as plantas aéreas têm um crescimento muito lento e podem demorar algum tempo para fazer crescer novas folhas.

Cuidados com as aéreas - Plantas No'Ar

Depois de feita a poda, pode completar o tratamento de beleza com uma boa rega.

Plantas NoAr - Plantas Aéreas

Tillandsia Argentea

Os cuidados com as aéreas não são um bicho de 7 cabeças, basta estarmos com atenção e não cometer exageros.

E se tiver alguma dúvida de como cuidar da sua planta aérea, visite o nosso blog, onde temos mais alguns artigos com dicas de como cuidar destas maravilhas da natureza que são as tillandsias.

 

Agora já sabe onde pode comprar a sua planta aérea…
Na nossa loja online!
Plantas aéreas em Portugal? É na loja online Plantas No’Ar!

 


 

Temos outros artigos